Técnica de negociacao
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Técnicas de Negociação
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ETAPA 1
PASSO 1
Segundo Rui Otávio Bernardes de Andrade, diz que a arte de negociar faz parte do dia-a-dia das pessoas e não só de organizações. As pessoas precisam negociar e não impor uma decisão.
Onde o desafio atual está em comunicar-se e trabalhar em equipe. E sempre ficando atendo à qualidade da decisão, isto é, se atende ou não ao interesse de ambas as partes. Em termos de negociação, existem duas formas de chegar a um acordo: a barganha de propostas e a solução de problemas.
Segundo Yann Duzert, a negociação é uma atividade que afeta o administrador, ele é um negociador porque ele se encontra em uma rede de negociações internas, com seus superiores, colegas, subordinados. E que a negociação também auxilia várias áreas de gestão: estratégica, comercial, marketing, social, recursos humanos, jurídica, etc.
De acordo com Miranda (2000: 18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém a cooperação é igualmente importante.”.
Segundo Wanderley, (1998:21) a negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências antagonismo de interesses, ideias e posições. Nic Peeling acredita que a negociação é única, onde esses elementos são comuns: a sua postura, as quatro fases da negociação: preparação, troca de informação, barganha e fechamento e compromisso; e as cinco abordagens para uma negociação: leilão, preço de tabela, preço de tabela mais/menos um pouquinho, pechincha e barganha. Sendo o principal desafio para o negociador à abordagem de negociação com a postura correta. Pois ele crê que em quase toda negociação quanto mais duro o negociador melhor o