turismo
No âmbito da disciplina de TCAT – Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico. Vou explorar o tema “A Qualidade nos Serviços de Informação Turística”, desenvolvendo a suas técnicas e os seus conceitos. No trabalho vou referir os seguintes aspeto comos: o conceito de qualidade e o seu desenvolvimento, tal como a sua evolução histórica, vou desenvolver as varias vertentes e dimensões, e os seus princípios, a gestão da qualidade total, o marketing de relações e organizações dedicadas a gestão de qualidade.
Índice
O conceito de Qualidade
Para que haja qualidade as empresas precisam de conhecer e de se informarem sobre os gostos e desejos dos clientes e do seu público-alvo, para obterem melhores resultados.
A principal atividade de uma empresa é a de satisfazer o cliente, pois ele á a pessoa mais importante para qualquer empresa, e não a de produzir produtos ou prestar serviços.
Podemos definir a Qualidade como uma forma de estar, de conviver e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
Como qualquer empresa necessita de dispor de uma clientela, a Qualidade está sempre orientada para o Cliente uma vez que é para ele, e para a satisfação das suas necessidades, que a empresa trabalha e existe.
Desenvolvimento do sistema de qualidade
O conceito de qualidade evolui sempre, acompanhando o ritmo das mudanças. Inicialmente, empregou-se a expressão controlo de qualidade, que se valia de técnicas de controlo estatístico visando à redução da quantidade de produtos mal concebidos.
Após a segunda Guerra Mundial, adoptou-se a designação Controlo de Processos, que abrangia toda a produção, do projecto ao acabamento, e visava a segurança e o alcance do erro zero. Esse conceito evoluiu para garantia da qualidade, englobando a sistematização através de