REVISÃO SISTÉMICA SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRATEGIAS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO
REVISÃO SISTÉMICA SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRATEGIAS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO
1º Ciclo em Psicologia
UC: Métodos de Investigação em Psicologia
Martinez, Mamlio; Moura, Letícia;
Pereira, José; Serrão, Eduardo.
06 de Janeiro de 2014
Resumo
O presente estudo teve como objetivo, efetuar um levantamento da literatura mais recente sobre a síndrome de burnout, estratégias e práticas de intervenção, já que nas últimas décadas, a relação entre stresse profissional e saúde mental, tem sido objeto de muitos estudos, sobretudo pelos crescentes níveis de incapacidade temporária, absentismo e riscos de saúde que se geram no indivíduo, para além dos custos económicos e sociais inerentes, que afetam ao trabalhador, as organizações e a própria sociedade em si (Moreno, Gil, Haddad & Vannuchi, 2011).
Por este motivo, decidimos efetuar a nossa pesquisa de métodos de investigação em psicologia, sobre a síndrome de burnout, dada a importância que o tema tem, a qual se mantém tão atual, como na altura em que apareceu pela primeira vez na literatura cientifica e assim, apresentarmos uma revisão bibliográfica sobre o tema.
Para os efeitos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, nas bases de dados indexadas LILACS, PEPSIC e SCIELO, com abrangência temporal à partir de 2008, inclusive. As palavras-chave ou descritoras utilizadas na pesquisa foram: Burnout; Síndrome de Burnout; Esgotamento Profissional e Estratégias de Intervenção.
Da pesquisa efetuada, foram extraídos 30 artigos, os quais foram classificados de acordo com as categorias: revisão teórica, relato de pesquisa e validação de instrumento.
Desses artigos, apenas foram selecionados cinco, por serem pertinente e estarem mais relacionados, com o objeto do nosso estudo.
Para além disto, também nos surgiu a preocupação de efetuarmos uma pesquisa sobre os estudos efetuados neste âmbito, na Região Autónoma da Madeira, pelo qual, apresentaremos de forma sucinta, o