Saúde e Trabalho: um enfoque sobre o estresse ocupacional, burnout, depressão e papel do psicólogo nas organizações
Este trabalho tem por objetivo estudar sobre a relação entre saúde e trabalho no contexto das organizações, bem como identificar os fatores que contribuem para o surgimento do estresse ocupacional, síndrome de burnout, sintomas depressivos e descrever sobre o papel do psicólogo dentro da organização.
Saúde e Trabalho: um enfoque sobre o estresse ocupacional, burnout, depressão e papel do psicólogo nas organizações.
Jovenilse Cruz Paiva
RESUMO
O presente trabalho se constitui numa revisão bibliográfica com o objetivo de analisar a relação entre saúde e trabalho no contexto das organizações, bem como descrever sobre o estresse ocupacional, síndrome de burnout, sintomas depressivos e por fim descrever sobre o papel do psicólogo dentro das organizações. Os dados coletados indicam que o trabalho produz resultados tanto positivos como negativos na vida do individuo. As condições de trabalho e as exigências do mercado exercem pressões sobre o sujeito que muitas vezes ultrapassam os níveis adaptativos do mesmo vindo, portanto comprometer sua saúde e seu desempenho profissional. O estudo se justifica na perspectiva de contribuir para a construção do conhecimento na área de saúde e trabalho e na melhoria da qualidade da atenção à saúde do trabalhador. Diante dos fatos, sugere-se um trabalho conjunto entre trabalhadores, psicólogos organizacionais e do trabalho, gestores, profissionais da saúde e estado para que adotem medidas preventivas, visando reduzir ao máximo as situações que geram adoecimento no ambiente laboral.
Palavras- chaves: trabalho, saúde, estresse, burnout, depressão e psicólogo.
1- Introdução
Discorrer sobre saúde e trabalho é uma tarefa complexa por envolver algumas variáveis que interferem na relação do homem com seu trabalho. De um lado tem-se a necessidade do trabalho com meio de subsistência e satisfação