DIREITO
1º - O filósofo grego Aristóteles concluiu em sua obra “A Política”, que o homem é naturalmente um animal político. Para ele o homem entre todos os animais é o único que age com razão, o que o leva a sentir o que é bem e o que é mal, o que é justo e o que é injusto. Explique porque essa visão do filósofo é usada como uma das bases da filosofia política.
Porque a finalidade da existência humana é a procura da felicidade, alcançada com virtude e ponderação. No entanto nenhum indivíduo pode proporcionar a si mesmo a satisfação de todas as necessidades da existência, precisando assim viver em grupo, em uma constituição democrática, que assegure o bem dos seus integrantes, e não apenas de uma parte ou de um grupo, para isso, torna-se necessário uma liderança, um poder legítimo com a intenção de administrar politicamente, trazendo dessa forma, ordem, segurança e prosperidade para seu povo. Segundo Cícero, influenciado por Aristóteles, não era o material que levava as pessoas a ter uma vida em sociedade, e sim uma disposição natural do homem para viver associado aos demais.
2º - Seria suficiente afirmar que um grupo de pessoas reunindo-se em função de um objetivo comum constituiria assim uma sociedade?
Não seria suficiente, pois seria necessário também que houvesse uma finalidade social favorável ao desenvolvimento integral do seu povo, ordem para que as ações não se desenvolvam em um sentido diferente daquele que conduz efetivamente do bem comum e poder social legítimo, que se obtém mediante o consentimento dos que a ele se submetem, ou seja, uma liderança, mesmo que não haja uma liderança na forma de uma pessoa. Tem que existir também o poder social que irá regular as diferenças na sociedade e é imprescindível que haja ordem para que possamos dizer que existe uma sociedade, sendo assim podemos dizer que sociedade é sinônimo de organização.