Procariontes e Eucariontes
Eucariontes
Diferenças entre seres procariontes e seres eucariontes
A vida caracteriza – se por um elevado nível de organização biológica, algo que foi, e continua a ser determinante para a sua existência e continuidade. A unidade básica e fundamental da vida é a célula. Até à célula, e a partir dela, podem ser identificados diversos níveis de organização biológica.
As células caracterizam – se por uma grande diversidade morfológica e funcional. Os seres unicelulares são constituídos por uma só célula , enquanto os seres pluricelulares, como o nome diz, podem apresentar muitos milhares de milhões de células, ou seja, são constituídos por inúmeras células.
Tendo em conta a sua organização estrutural as células podem ser divididas em 2 tipos:
As células procariontes que são próprias dos organismos dos Domínios Bacteria e Archea (bactérias e cianobactérias), razão pela qual estes são designados procariontes. Os organismos procariontes são unicelulares mas muitos deles formam colónias de forma linear ou em pequenos grupos.
As células eucariontes que estão representadas nos animais, nas plantas, nos fungos e nos protistas, e podem subdividir – se em 2 categorias:
Células animais
Células vegetais
A diferença entre estes dois tipos de seres
(procariontes e eucariontes) está toda ela centrada na sua constituição básica, ou seja, no tipo de célula que os constituem, por isso, se nos centrarmos na diferenciação destes dois tipos de células, sabemos em que diferem os seres procariontes dos seres eucariontes. As células procariontes
Estas células têm dimensões compreendidas entre 1 e 10 nanómetros e são estruturalmente mais simples do que as células eucarióticas.
Não possuem núcleo, ou seja, o seu material genético (DNA), contrariamente ao das células eucarióticas, não se encontra delimitado por um invólucro nuclear.
Exteriormente à membrana plasmática, a maioria das células procarióticas tem uma
complexa