Procariontes e Eucariontes
Origem:Os procariontes são,organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Portanto são seres que não têm qualquer tipo de compartibilização interna. Esta definição engloba todos os organismos coomprendidos nas Classes Bacteria e Archea ( que também são uma espécie de bactéria). Podem ser en- contrados nos mais diversos locais, desde ambientes vulcânicos, salobros e até em intestinos de animais. Esses organismos se reproduzem de forma assexuada,por meio de divisão binária.
O seres procariontes são classificados como: célula primitiva, sem núcleo,o material genético fica espalhado, soltopobre em organelas e consequentemente, em funções.Ex:Bactéria,alguns protozoários e cianobactéria.
A diversidade morfológica dos procariontes são unicelular,muito menores que as células eucarióticas. As formas mais comuns de células bacterianas são: As bactérias apresentam vários tipos morfológicos, sendo os mais vulgares os cocos , os bacilos, os espirilos e os vibriões. Os cocos e, mais raramente, os bacilos podem formar colônias, o que não acontece com os espirilos e os vibriões.As colônias de cocos formam arranjos típicos para espécies particulares de bactérias. Esses arranjos podem ser:diplococos,estreptococos e estafolicocos.Os bacilos podem se organizar em colônias também, assim como os cocos, sendo organizados em:diplobacilos e estreptobacilos.
A parede celular: pela sua rigidez, forma um estojo que estabiliza a forma característica da célula, protegendo-a de agressões externas, nomeadamente das variações de pressão osmótica.Com excepção das bactérias halófilas, metanogénicas ou temoacidífilas (que se classificam como Arqueobactérias), o composto principal da parede bacteriana é o peptidoglicano. O peptidoglicano constitui assim o monómero de uma densa rede macromolecular. É composto, ele próprio,pela N-acetilglucosamina e pelo ácido N-acetilmurâmico, associados a aminoácidos em quantidades variáveis.