celula procarionte e eucarionte
ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
Superfície da terra:
Água, disposta em grandes “oceanos” e “lagoas”. Essa massa líquida -caldo primordial – rica em moléculas inorgânicas e solução de gases.
3,5 bilhões de anos, a formação de moléculas capazes de servir de molde, com capacidade enzimática para efetuar cópias fiéis de si mesmas, possibilitou a origem dos organismos.
CIÊNCIAS CELULARES E
MOLECULARES
Atmosfera: vapor d'agua, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. Oxigênio -á atividade fotossintética das células autotróficas.
Sob a ação do calor e radiação ultravioleta, vindos do sol, de cargas elétricas (tempestades), as moléculas dissolvidas no caldo primordial combinariam quimicamente para constituírem os primeiros compostos de carbono.
Ácidos nucléicos são capazes de autoduplicação e de demonstração experimental.
Moléculas simples de RNA são capazes de evoluir para moléculas complexas, com auxílio de proteínas enzimáticas, fazendo supor que a evolução começou com molécula de RNA.
Apareceram as primeiras moléculas de RNA, porém era necessário que o sistema atuo catalítico ficasse isolado, para que as moléculas não se dispersassem no líquido prebiótico.
Substâncias: proteínas e ácidos nucléicos, que, na condições terrestres atuais, só se formam pela ação das células ou por síntese nos laboratórios químicos.
Caldo primordial: polímeros de aminoácidos e de nucleotídeos - moléculas de proteínas e ácidos nucléicos.
Esse tipo de síntese, realizada sem a participação de seres vivos – PREBIÓTICA.
Depois do RNA – DNA: polimerização de nucleotídeos sobre um molde de RNA., e os dois tipos de ácidos nucléicos passaram a determinar tipos de proteínas a serem sintetizadas.
Supõe-se: primeira célula - procarionte heterotrófica. O processo evolutivo - interrompido pelo esgotamento dos compostos de carbono