Eucariontes e procariontes
Unicelulares - Bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
Pluricelulares - os demais seres vivos.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
Células Procariontes
Células Eucariontes
Eucariontes Eukaryota é o domínio dos organismos eucariontes (ou eucariotas, como são mais comumente conhecidos), que possuem núcleo verdadeiro - possuem um núcleo definido (núcleo verdadeiro), através de uma membrana nuclear - separado do citoplasma. E no citoplasma há muitas organelas. Alguns exemplos clássicos destes representantes (unicelulares ou pluricelulares) são:
Animais
Plantas
Protozoários
Fungos E no caso dos organismos pluricelulares as células se diferenciam em tecidos e órgãos específicos, com funcionalidades complementares uma à outra. O que torna inviável a existência e funcionalidade independente uma da outra. Características principais: - Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas; - Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear; - Presença do material genético dentro do núcleo.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.
Obs: Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.
Obs: Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao