TURISMO POPULAR
Tendo como razão de ser de um lado a baixa renda de uma grande parcela da população e do outro a falta de apoio dos empresários e do governo para as necessidades de lazer / Turismo da População, o Turismo popular nasceu e desenvolveu-se como uma “válvula de escape“ (para essa população, impossibilitada até então de passear, pois inexistindo um Turismo subsidiado – Turismo Social), essas camadas estão longe de poder fazer Turismo de massa.
Esse novo tipo de Turismo surgido sem dúvida, como um imperativo das novas aspirações dos nossos tempos caracteriza-se por ser bastante acessível, do ponto de visa econômico e bastante descontraído do ponto de vista social.
Normalmente se destinam a núcleos litorâneos, núcleos que possuam cachoeiras para banho, núcleos religiosos e/ou jogos de futebol.
Na medida em que o as populações de países menos desenvolvidos satisfaçam suas necessidades básicas como, alimentação, saúde, moradia, e o poder público, assim como os empresários despertarem para a importância do turismo como atividade de descanso, ocasionando após sua prática o aumento da produtividade, os segmentos da população que fazem este tipo de turismo, tendem a ter melhores condições para fazê-lo e assim os problemas que ainda hoje o Turismo popular, muitas vezes, acarreta aos núcleos receptores tendem a acabar.
Através do deslocamento, o homem vivencia novas experiências, conhece lugares e culturas diferentes e troca conhecimentos com outros povos. O turismo é uma atividade que conta com elementos essenciais para sua realização: os atrativos naturais, como praias, rios, matas; atrativos culturais, como monumentos históricos, museus, manifestações artísticas; equipamentos e serviços como hotéis, restaurantes, transportes; e, infra-estrutura de apoio, como sistema de comunicação, segurança, médico-hospitalar. É uma atividade econômica que