AD2 Cultura brasileira
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2014/2º
Disciplina: Cultura Brasileira
Coordenador: Maria Amália
Aluno: Matrícula: Pólo:
Resenha 1:
-Emerson J. Sena
-Turismo religioso popular, Entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de mercado.
Sintese:
O presente trabalho de acordo com o artigo, Turismo Religioso popular Entre a ambiguidade conceitual e as oportunidades de mercado, de Emerson J. Sena da Silveira, tem ideias de tentar unir do termo Turismo Religioso Popular e sua capacidade de geração de negócios, como a religião pode vir a ser espetáculo, divertimento, visão e exterioridade para o turismo. E um exemplo sobre a vinda do “Papa” ao Brasil e sua passagem no Rio de janeiro em 2013.
No texto sugerido, O autor Emerson esta comentando sobre a inadequação a seguinte frase “ Turismo religioso popular”, apresentando uma série de exemplos Teóricos e práticos que desqualificam o termo, porem com ressalvas: na falta de amplo atendimento no assunto ligado ao turismo e aos eventos religiosos, por precisar de estudos mais amplos e aprofundado. O turismo religioso é compreendido como uma atividade que movimenta peregrinos em viagens pelos mistérios da fé ou da devoção a algum santo, pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico, festas e espetáculos de cunho sagrado.
Emerson Silveira aponta a contradição entre os termos turismo, religioso e popular, no sentido internacional de cada um. O deslocamento e a permanência de pessoas longe de seu local de moradia provocam profundas alterações econômicas, políticas, culturais, sociais e ambientais que podem apresentar aspectos positivos e negativo, ao longo dos tempos