AD 2 CULTURA BRASILEIRA
UFRRJ
CESAR BATISTA PEREIRA
14115100068
Cultura Brasileira
São Gonçalo
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
UFRRJ
CESAR BATISTA PEREIRA
14115100068
Cultura Brasileira
CESAR BATISTA PEREIRA MATRICULA 14115100068
RESUMO ANALÍTICO APRESENTADO A DISCIPLINA DE CULTURA BRASILEIRA.
São Gonçalo
2015
RESENHA:
O artigo científico, “turismo religioso popular? Entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de Mercado”. De autoria de Emerson J. Sena da Silveira discute a utilização do termo “turismo religioso popular”, e sua capacidade de geração de negócios, apresentando este segmento como uma oportunidade ainda pouco explorada pelo setor turístico.
O termo “turismo religioso” passou a ser estudado a partir da década de 60, em Roma, por setores ligados tanto a igreja católica, empresários do setor de turismo e o próprio meio acadêmico.
Pode se falar em turismo religioso, quando o sagrado migra como estrutura de percepção para o cotidiano, para as atividades festivas, o consumo, o lazer, a celebração de festas e eventos por pessoas profanas de conhecer lugares e paisagens cristãs. Tornando estas festas e eventos em um ambiente híbrido, do qual o presente artigo faz uma indagação.
O termo qualitativo popular, que acompanha o termo já existente de turismo religioso, ainda encontra divergências para sua utilização, pois, o que seria popular? Seria um turismo de baixa renda, de cultura popular ou para pessoas populares. O termo gera uma grande indagação pelo meio acadêmica sobre sua utilização. Contudo o que seria propriamente a prática de turismo religioso popular? A procura de classes menos abastadas de viagens a lugares, eventos e festas de cunho religioso. O turismo em sua definição normal de fluxo de pessoas surgido no século XIX, que em Roma renasce em meados dos anos 60, a se