Turbinas a gas
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TURBINAS A VAPOR E A GÁS
Trabalho solicitado pela disciplina de Fenômenos do Transporte II, curso de Engenharia Elétrica, ênfase Eletrotécnica, como nota parcial para aprovação.
CURITIBA
2014
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O primeiro registro de uma turbina que se tem registro data do século primeiro, e o seu inventor foi Heron de Alexandria. Seu funcionamento era através de vapor e conhecida pelo nome de eolípila.
Figura – Eolípila
Como o passar dos anos, vários tipos de turbinas foram criadas. Uma dessas, foi a turbina a vapor de Giovanni Branca em 1629.
Figura - Turbina a vapor de Giovanni Branca Porém apenas no ano de 1884, Charles A. Parsons desenvolveu um tipo de turbina a vapor que tinha por objetivo a geração de energia elétrica. A turbina a vapor é uma máquina térmica que opera através de princípios de termodinâmica onde todo o vapor presente em seu interior é convertido em trabalho mecânico, ou seja, em rotação.
“as turbinas a vapor são máquinas de combustão externa (os gases resultantes da queima do combustível não entram em contato com o fluído de trabalho que escoa no interior da máquina e realiza os processos de conversão da energia do combustível em potência de eixo). Devido a isto apresentam uma flexibilidade em relação ao combustível a ser utilizado, podendo usar inclusive aqueles que produzem resíduos sólidos (cinzas) durante a queima” (ANDRADE)
2. PARTES COMPONENTES DA TURBINA A VAPOR
A turbina a vapor é composta, geralmente, pelos seguintes componentes:
1. Estator ou roda fixa – converte a energia térmica proveniente do vapor em energia cinética;
2. Rotor – converte a energia cinética em energia mecânica;
3. Expansor – tem por função “orientar” a direção mais adequada para o vapor