Turbinas a gás
Trabalho feito pelas exigências do Professor Paulo Ramos da Disciplina Princípios da Tecnologia Industrial I, do curso de Técnico de Segurança do Trabalho.
Feito por:
Elaine Lucindo da Cruz Campos
Jéssica Santos de Lima da Cruz
Duque de Caxias, 26 de Junho de 2012.
ÍNDICE
Introdução
Turbina a Gás
Elementos construtivos
Características de funcionamento
Combustíveis
Formas de construção
Classificação
Ciclos de funcionamentos
Principais causas de falha
Tipos de turbinas
Vantagens e desvantagens
Principais acidentes com aeronaves
Alguns procedimentos de segurança e manutenção
Norma regulamentadora
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Nesse presente trabalho introduziremos um estudo sobre turbina a gás usadas em aeronaves, visando conhecer suas características de funcionamento, principais causas de falha, acidentes na operação e na manutenção, combustíveis utilizados e os princípios básicos da norma regulamentadora.
Boa leitura !
TURBINA A GÁS
A primeira turbina a gás foi desenvolvida a cerca de 150 anos, a partir dos conhecimentos adquiridos com a evolução dos motores térmicos.
A turbina a gás é uma máquina térmica na qual se aproveita diretamente a energia liberada na combustão, armazenada nos gases produzidos que se expandem, de forma parecida que o vapor nas turbinas a vapor, sobre as palhetas móveis de um rotor.
O grande avanço nas turbinas a gás ocorreu na época da 2a Guerra Mundial devido a aeronáutica, que tinha necessidade de aumentar a velocidade de seus aviões e continuou com a industrialização após a 2a Guerra, com a instalações de potência a gás. Por fim, com o desenvolvimento da metalurgia nos últimos 30 anos foi possível obter materiais que suportam temperaturas mais elevadas (superiores a 500 °C) e que permitiram o desenvolvimento das turbinas a gás modernas.
* Elementos Construtivos
A turbina a gás é mais simples que podemos imaginar,