Turbina a gás
ENGENHARIA MECÂNICA
EDUARDO
CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
SETEMBRO/2014
TURBINAS A GÁS
HISTÓRICO:
O desenvolvimento inicial das turbinas, ocorreu primeiramente com as turbinas hidráulicas e vapor, estes foram os primeiros equipamentos deste segmento utilizados para a produção de potência, hoje em dia é fato o avanço das turbinas a gás, sendo estas utilizadas isoladamente ou em ciclos combinados.
Alguns exemplos podem ser detectados na história da humanidade quanto a utilização dos gases quentes como fluido de trabalho. Dentre os mais antigos, vale destacar o exemplo de Leonardo Davinci, que por volta de 1500 (D.C.) elaborou um esquema de um dispositivo que poderia utilizar os gases quentes rejeitados para uma chaminé para promover rotacionamento de um alimento a ser assado.
Muito tempo depois, em 1791, um inglês chamado John Barber, desenvolveu um equipamento que incorporava muitos elementos de uma turbina a gás moderna, porém utilizava um compressor alternativo. Outros equipamentos foram desenvolvidos durante a mesma época, mas não poderiam ser consideradas verdadeiras turbinas a gás devido ao fato que utilizavam vapor em um certo ponto do processo.
Em 1872, Stolze desenhou a primeira turbina a gás. Este equipamento possuía compressão em varias etapas com fluxo axial.
Outros desenvolvimentos foram notados após as grandes guerras mundiais onde na Alemanha e Inglaterra desenvolvem as primeiras turbinas para propulsão de aviões.
DEFINIÇÃO:
A turbina a gás (TG) é definida como sendo uma máquina térmica, onde a energia potencial termodinâmica contida nos gases quentes provenientes de uma combustão é convertida em trabalho mecânico ou utilizada para propulsão.
Desta forma, as turbinas a gás são máquinas tecnicamente muito complexas, com inúmeras partes móveis e sofisticados sistemas de lubrificação e controle eletrônico visando