ERGONOMIA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL
1. A partir dos resultados do trabalho de campo desenvolvido por seu grupo, analise um dos postos de trabalho com relação aos seguintes critérios:
A adequação do posto de trabalho às medidas das pessoas (antropometria)
Possibilidade de ajustes / posturas possíveis
Análise do conforto para trabalhar
A facilidade para obter informações visuais
Alcances dos comandos e onde a pessoa age (área de atuação e áreas de alcance, deslocamentos necessários). (valor 3,5)
2. É possível antecipar elementos sobre o “trabalho futuro provável” a ser desenvolvido em uma nova instalação industrial. Discorra sobre a importância de fazê-lo e sobre o método usado em ergonomia de concepção.
(valor 3,0)
3. O que vem a ser Ergotoxicologia? Qual a diferença das abordagens da Ergotoxicologia e da Higiene Ocupacional? (valor 1,5)
4. Considerando as questões discutidas sobre ergonomia e trabalho humano, qual relação pode-se estabelecer entre organização do trabalho e o estado de saúde mental dos trabalhadores? (valor 2,0)
1) Ao realizarmos as visitas e entrevistas com a equipe do BAJA notamos que os postos de trabalhos não têm uma boa definição, pois os membros acumulam por muitas vezes mais de um mesmo posto de trabalho com a finalidade de realizar todas as atividades para construção do carro dentro do prazo. Mas podemos analisar o operador de solda pois é um das atividades que todos os membros do BAJA realizam, atividade essa que é ensinada pelos membros mais velhos aos novos ingressantes na equipe. Logo os erros e acertos acabam se repetindo a cada nova geração. O primeiro ponto a se levantar é a falta de um local fixo para execução da soldagem, uma vez que o BAJA está sem oficina própria. Assim o trabalho acaba sendo realizado onde houver espaço, o que já demonstra que não é uma prioridade o conforto. Outro fator que possibilita que o trabalho seja feito onde houver espaço é o fato de