Tuneis
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo visa mostrar sobre os diferentes métodos construtivos dos túneis, além de apresentar alguns estudos de caso mostrando projetos que empregam as novas tecnologias necessárias para implantação dos túneis em determinadas áreas. Esse estudo inicia seu curso através de cinco capítulos. O primeiro deles adentra na abordagem sobre custo, estudos preliminares, tipos de túneis, além dos métodos construtivos utilizados na escavação dos túneis. O segundo capítulo transita pelo Eurotúnel , o terceiro maior túnel ferroviário do mundo. O terceiro capítulo explora o Túnel de Bernel, que foi construído sob o Rio Tâmisa. O quarto capítulo trafega pelo Tokyo Bay Aqua-Line um complexo de túnel e ponte que mergulha num fosso em Kawasaki ao sul de Tóquio e emerge como uma serpente no meio da baía, encerrando sua travessia numa ponte de aço e concreto. O quinto capítulo apresenta o projeto do Aquaviário que interliga a cidade de Vila Velha à capital Vitória.
4
2. TÚNEIS
Há três grandes categorias de túneis: mineração, obras públicas e transporte. O foco do trabalho são os túneis de transporte.
Para se construir um túnel, é necessário fazer investimentos elevados, que podem ser financiados por órgãos federais, por parcerias entre público-privado ou por empresas privadas.
Além disso, existem algumas restrições bastante complexas. Devem-se observar as interferências de luz, telefonia e saneamento; as questões ambientais, tais como poluição e ruídos; se há presença de sítios arqueológicos na área de abrangência do túnel; atentar-se para não causar a deterioração dos imóveis limítrofes e saber localizar os poços de acesso e as áreas de emboque e desemboque.
2.1. CUSTOS DE UM TÚNEL
Existem os custos técnicos e os custos sociais. Os custos técnicos são aqueles relacionados à construção do túnel, efetivamente. Mas existem outros custos importantes de serem avaliados, que são os custos sociais. São eles: a interrupção do