Irmã Dulce
Sumário
Vida e Obra
Despertar Filosófico
Histórias e Milagres
Máximas e Frases
Conclusão
Vida e Obra Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de Maio de 1914, filha de um dentista, Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Seu nascimento ocorre em um período de turbulência política, onde o mundo está para ver então a primeira guerra mundial.
Sua mãe faleceu muito cedo, quando Maria Rita tinha apenas seis anos. Mesmo assim, ela cresceu como uma criança normal, brincava, estudava, assistia futebol torcendo pelo Ypiranga/BA.
Já na adolescência podia perceber que não era uma pessoa comum, atendia pessoas carentes usando o espaço da sua casa, na Rua da Independência.
Com 18 anos diplomou-se professora e entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Pouco tempo depois, ali mesmo foi ordenada freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe.
Voltou à Bahia em 1935 e um ano depois criou um ambulatório médico improvisado na comunidade de Alagados, tinha o nome de “União Operária de São Francisco”, que mais tarde vivaria o “Circulo Operário da Bahia”.
Construiu o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano com arrecadações e depois de pronto toda a renda desse espaço era usada para manter o “Circulo Operário da Bahia” em funcionamento.
Em maio de 1939 fundou o Colégio Santo Antônio, uma escola para os filhos dos trabalhadores operários da época, situada no bairro de Massaranduba.
Em 1949 usou um galinheiro ao lado do convento Santo Antônio para abrigar doentes, que chegavam cada vez mais a sua procura. Desse galinheiro teve o inicio do surgimento do Hospital Santo Antônio, que até hoje funciona e tornou-se referência em todo Brasil.
Despertar Filosófico
Com treze anos Maria Rita foi convidada por uma de suas tias para ir fazer caridade