irmã dulce
Parto normal
Vantagens
- Menor chance de infecções e complicações pós-parto;
- Recuperação mais rápida e segura da gestante;
- A ligação entre mãe e bebê é muito maior;
- A dor é realmente intensa, mas já há métodos para amenizá-las;
- A contaminação do bebê pela flora bacteriana da vagina da mãe parece importante para a formação da flora intestinal do bebê e para diminuir as chances de que ele tenha problemas alérgicos no futuro;
- Quando o bebê passa pela vagina, ela exerce uma compressão natural no tórax favorecendo a eliminação do líquido da bolsa amniótica que o bebê tem nas vias respiratórias.
Desvantagens
- O bebê deve estar numa posição favorável para nascer desta forma;
- Quando o espaço para a passagem do bebê é insuficiente, é preciso que o médico faça um corte na passagem vaginal, um procedimento chamado de episiotomia.
Vantagens ao bebê
O vínculo entre a mãe e o filho também tem mais chances de ser mais intenso em um parto normal. Sempre que possível, buscamos entregar o bebê à mãe logo após o parto para que seja acolhido, abraçado e amamentado. É um momento em que a relação maternal é importantíssima.
É verdade também que o bebê passa estresse durante o trabalho de parto normal. Mas as mudanças que acontecem durante esse momento desencadeiam a produção de substâncias - como os corticoides - que ajudam a preparar o organismo do bebê para o ambiente externo ao útero.
A saída pelo canal vaginal - e não pela barriga, como na cesariana - provoca uma compressão do tórax do bebê. Isso o ajuda a eliminar todo o líquido amniótico das vias respiratórias, aliviando desconfortos respiratórios.
Parto Cesariano
Vantagens
- Pode ser uma alternativa mais segura, se o parto normal oferecer riscos à saúde da mãe ou do bebê (devido à posição do neném, doenças pré-existentes, descolamento de placenta, pré-eclampsia etc);
- O bebê pode ser retirado no momento