tuneis
O ENGENHEIRO CIVIL é o profissional mais importante quando o assunto é ambiente construído. Ele responde às funções básicas que visam o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras, tais como :barragens, edifícios, metrôs, estradas, pontes e grandes estruturas, portos, transporte, túneis, usinas de geração de energia, entres outros.
De certa forma, um túnel é um tubo que atravessa o solo ou uma montanha, mas construir um túnel, por outro lado, é um dos desafios mais complexos no campo da engenharia civil. Muitos túneis são considerados obras de arte tecnológicas. Mas isso não quer dizer, é claro, que alguns projetos de túneis não encontraram grandes problemas. vamos abordar o que faz dos túneis uma solução tão atraente para estradas, ferrovias, utilidades públicas e telecomunicações. Vamos observar as características que definem os túneis.
Princípios básicos dos túneis
Um túnel é uma passagem horizontal localizada sob o solo. Embora a erosão e outras forças da natureza possam formar túneis, vamos falar somente sobre os feitos pelo homem , túneis criados pelo processo de escavação. Há muitas maneiras diferentes de escavar um túnel, incluindo o trabalho manual, explosivos, aquecimento e resfriamento rápidos, equipamento específico ou uma combinação desses métodos.
Há estruturas que podem precisar de escavação semelhante à usada na construção de túneis, mas que não são túneis. Os Poços,ao contrário de túneis, são verticais e menores. Muitas vezes, os poços são construídos como parte de um projeto de túnel para analisar a rocha ou o solo, ou para fornecer direções ou locais que serão usados para auxiliar a escavação do túnel.
O diagrama abaixo mostra a relação entre as duas estruturas em um túnel típico, construído sob uma montanha. A abertura de um túnel é um portal. Já o "teto" do túnel, ou a metade superior do tubo, é