Tuneis
Um túnel é uma passagem, normalmente subterrânea, que possibilita ou facilita o acesso a um determinado local. De certa forma, um túnel é simplesmente um tubo que atravessa o solo ou uma montanha, mas construir um túnel, por outro lado, é um dos desafios mais complexos no campo da engenharia civil.
Muitos túneis são considerados obras de arte tecnológicas, e governos já concederam honrarias dignas de heróis aos engenheiros que os projetaram. Mas isso não quer dizer, é claro, que alguns projetos de túneis não encontraram grandes problemas.
O projeto da expansão do Metrô de São Paulo onde está sendo construída a Estação Pinheiros, por onde passará a Linha 4-Amerela, um desmoronamento no canteiro de obras provocou a abertura de uma cratera de 80 metros de diâmetro às margens da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste da Capital, onde uma anormalidade do teto que desmoronou acabou em sete mortes.
Mostraremos o que faz dos túneis uma solução tão atraente para estradas, ferrovias, utilidades públicas e telecomunicações. Vamos observar as características que definem os túneis e examinar como eles são construídos. Também vamos examinar as oportunidades e desafios presentes na hora de construir um túnel, sem esquecer de discutir o futuro dos túneis.
Sumário
(depois que o trabalho tive concluído eu faço)
Elementos pré-textuais
* Capa * Folha de rosto
Textuais
* Resumo * Testo * Conclusão
Pós-textuais
* Referências bibliográficas
Texto
Um túnel é uma passagem horizontal localizada sob o solo. Embora a erosão e outras forças da natureza possam formar túneis, vamos falar somente sobre os feitos pelo homem, túneis criados pelo processo de escavação.
Há muitas maneiras diferentes de escavar um túnel, incluindo o trabalho manual, explosivos, aquecimento e resfriamento rápidos, equipamento específico ou uma combinação desses métodos.
Há estruturas que podem precisar de escavação semelhante à