A noite sobre o estado mental
Ano letivo 2013/2014 4ºano 8º Semestre
A noite sobre o estado de Consciencia.
Trabalho de Pesquisa
Area de integração á vida Profissional, Ensino Clínico VII
Elaborado por – Gisela Pascoal
Nº854
Abril, 2014
CHEDV - Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga E.P.E.- Hospital S. Sebastião, Serviço de Ortopedia
"Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”.
(Napoleon Hill)
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos turnos que fui fazendo, não pude deixar de evidenciar aqueles em que a minha perspectiva seria diferente inicialmente.
Saliento os turnos da noite em que maior parte dos utentes ficam desorientados, ou até mesmo deliram. Comecei então a questionar o porquê de isto acontecer, sistematicamente, e especialmente nos utentes com mais idade.
Para tal considero que a observação e avaliação da função mental do utente devem de ser minuciosas, a fim de detectar dificuldades ou anomalias específicas com relevância para a detecção da patologia cerebral.
As alterações no nível de consciência podem constituir um indicador mais preciso na função neurológica da pessoa.
É de denotar que o estado de espirito e o comportamento também fazem parte do exame mental, porquanto determinadas alterações do estado de espirito podem estar associadas a patologias específicas.
Sendo que, deve-se avaliar o estado de espirito da pessoa adequado ao tema de conversa e situação, a família e os amigos são quem está em melhores condições de informar sobre eventuais alterações de comportamento.
Devem também testar-se conhecimentos e o vocabulário da pessoa, aludindo a acontecimentos actuais e a sua capacidade de abstracção.
ALTERAÇÃO DO NIVEL DE CONSCIENCIA
Segundo PHIPS (2007, p.1419)
“Consciência e coma situam-se em extremos opostos. Consciência é o estado de conhecimento e estado de resposta, óptimos, do individuo ao ambiente. Coma é o