Tuneis
Um túnel é uma passagem horizontal localizada sob o solo. Podem ser criados pelo processo de escavação. Há muitas maneiras diferentes de escavar um túnel, incluindo o trabalho manual, explosivos, aquecimento e resfriamento rápidos, equipamento específico ou uma combinação desses métodos.
Engenheiros que constroem túneis, assim como os que constroem pontes, devem ter uma preocupação especial com uma área da física chamada de estática. É a estática que descreve como as seguintes forças interagem para produzir equilíbrio em estruturas como túneis e pontes: tração, que expande ou empurra material; compressão, que contrai ou comprime material; cisalhamento, que faz com que partes de um material deslizem uma em relação à outra em direções opostas; torção, que gira o material.
O túnel deve usar materiais fortes para contrapor essas forças, materiais como alvenaria, aço, ferro e concreto.
Para se manterem estáticos, os túneis devem ser capazes de suportar as cargas que se colocam contra eles. O peso próprio diz respeito ao peso da estrutura em si, enquanto sobrecarga diz respeito ao peso dos veículos e pessoas que o atravessam.
Tipos de túneis
Túneis de mineração
Os túneis de mineração são usados durante a extração de minérios para permitir que operários ou equipamentos tenham acesso aos depósitos de minério e metais que ficam em camadas profundas do solo. Estes túneis são feitos com técnicas semelhantes às usadas em outros tipos de túneis, mas têm custo de construção menor. Mas, igualmente, cabe lembrar que os túneis de mineração não são tão seguros quanto os projetados para ocupação permanente.
Túneis de serviços públicos
Esse tipo de túnel serve para o transporte de água, esgoto ou gás através de grandes distâncias. Os primeiros túneis eram usados para levar água e retirar esgoto de regiões densamente povoadas. Os engenheiros romanos usavam uma extensa rede de túneis para ajudar a transportar água das fontes, nas montanhas, para