tudo
OS CLIMAS DO BRASIL
.-
. h
t.-
'
'm.
.
Helena Mirabelli
Teluko Yonemoto
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências
FUNBEC
, .
,-mi ;','-
Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura
IBECC
Adaptado de O Tempo e o Clima, do Projeto Brasileiro para o
Ensino de Geografia - FUNBEC/EDART,São Paulo, 1980.
Em números anteriores, foram publicados artigos referentes às massas de ar e frentes que atuam no continente sul-americano.
As massas de ar constituem verdadeiras peças do jogo do tempo e seus movimentos controlam o ritmo climático de cada lugar, determinando a sucessão habitualdos tipos de tempo. Essa atuação variacom as estações do ano e conforme as condições da superfície terrestre, como pode ser verificadopor um pequenoestudosobre a atuação de massasde ar e frentes,no invernoe no verão,em trêsregiõesbrasileiras: Amazônia Ocidental,BrasilMeridionale Sertãodo Nordeste.
AMAZÔNIA OCIDENTAL
VERÃO
INVERNO
Domínio da massa Equatorial Continental (Ec), quente e úmida. Nesta época do ano, a CIT (Convergência Intertropical) ondula ao sul do Equador e, por isso, sua atuação é freqüente.
Domínio da massa Equatorial Continental (Ec), quente e úmida. A CIT ondula mais freqüentemente ao norte do Equador. Há possibilidade de penetrações de curta duração da massa Polar Atlântica (Pa), produzindo o fenõmeno da "friagem". A "friagem" ocorre quando a Pa, canalizada pelas planícies centrais do país, chega á região com grande intensidade e provoca brusca queda da temperatura.
SERTÃO DO NORDESTE
VERÃO
Domínio da massa de ar Tropical Atlântica, menos úmida que na região litorânea. A CIT, que ondula ao sul do Equador nesta época do ano, pode se deslocar para essa área e provocar as chuvas desta estação. As irregularidades desses deslocamentos explicam, em parte, as das chuvas. A ocorrência de chuvas faz com que esta estação seja conhecida, na área, como" inverno" .
22
INVERNO