Características notáveis WIng CHun
Wing Chun é uma arte marcial, criada na sul da China que se distingue de outras devido ao enfoque em conceitos base tais quais: economia de movimentos, linha central, triangulação, ataque e defesa simultâneos e utilização de alinhamento ósseo, foi desenvolvido para ser utilizado rapidamente, simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático e desnecessário. É uma arte marcial singular, moldado para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Balanço, estrutura e postura: Segundo os preceitos do Wing Chun a pessoa com uma melhor estrutura corporal vence, foca-se na base e no conceito de triangulação. Uma posição correta no Wing Chun é como um pedaço de bamboo, firme, mas flexível, enraizada, mas maleável. Uma boa base é essencial para o desenvolvimento dos demais aspectos da arte.
Suavidade (via relaxamento): desempenhar técnicas de uma maneira relaxada é fundamental para o Wing Chun. Tensão desnecessária dos músculos reduz a velocidade e poder dos golpes, gasta demais energia e causa fadiga. Braços tensos e rígidos também são menos fluídicos e sensíveis durante as armadilhas e Chi Sao(técnica de sensibilidade).
Linha Central:é um conceito fundamental do Wing Chun. Sua mais comum interpretação enfatiza o ataque e a defesa paralela com uma linha horizontal imaginária desenhada do centro do peito do praticante até o centro do peito do inimigo. Praticantes de Wing Chun atacam dentre essa área central para transmitir a força mais efetivamente, já que seu objetivo é o desestabilizar o “núcleo central”(base) do adversário.
Economia de movimentos: tal preceito prega pela simplicidade, o movimento correto é sempre o mais objetivo, golpes diretos que percorram o mínimo de distância possível são enfatizados.
Ataque e defesa simultâneos: No Wing Chun todo ataque serve para defender e toda defesa serve para atacar.
O Wing Chun é