Admintração
Adminstrador Financeiro- Seu real papel nas empresas Lúcio Brandão,
Videira-27/11/2013
Resumo
O atual cenário global tem nos levado a vários questionamentos a respeito do papel do administrador neste novo milénio que se inicia. As mudanças organizacionais ocorrem com o mesmo dinamismo com que a sociedade muda radicalmente seus comportamentos diante de certas circunstâncias e a única certeza que temos é que a mudança vai ser constante.O eixo central destas abordagens girava em torno da seguinte questão: quais as expectativas para os próximos anos em termos do ambiente de negócios, das novas configurações organizacionais e do perfil do gestor frente a estas transformações.O administrador neste contexto terá que gerir estas mudanças de forma ordenada de tal forma que possa ter como resultado o aumento dos dividendos de uma determinada organização, dispondo de novos e antigos recursos visando para a efetivação dos objetivos organizacionais.
Introdução
Diversas áreas de conhecimento são exigidas do administrador financeiro, que deve ter um ótimo relacionamento com os clientes internos e externos. Suas tomadas de decisões diárias exigem um bom domínio de conhecimento de áreas como: contabilidade, necessitando de noções avançadas, pois trabalhará com as demonstrações financeiras emitindo sua opinião sobre os resultados e a saúde financeira da empresa. É imperativo saber interpretar as demonstrações financeiras.
No campo administrativo, deverá dominar as técnicas de administração, administração de pessoal além de conhecimentos na área econômica buscando uma visão macro do mercado.
A matemática financeira, é o “café da manhã” do administrador financeiro. Seu constante contato com instituições financeiras para negociações de juros, taxas, descontos,