Tucker
Origem conceito de Adm: Surge apenas no século XIX, em consequência do nascimento das grandes corporações industriais e sociedades anônimas.
Teoria geral da Adm: começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber.
Teoria dos Sistemas: conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. - Entropia: todo sistema sofre deteriorização; - Entropia negativa: para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias à Entropia;
- Homeostase: capacidade do sistema manter o equilíbrio;
Abordagem Sistêmica: metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. Ideia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências.
- Expansionismo: princípio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior.
- Pensamento Sintético: é o oposto do pensamento analítico, que faz o trabalho inverso ao dividir o sistema maior em partes menores que são mais facilmente explicáveis.
-Teleologia: o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.
Abordagem clássica:
-Adm científica (Taylor)
-Teoria clássica (Fayol)
Origem da abordagem: consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo