tucker
Disciplina de Fundamentos da Psicologia
Porto Alegre, 10 de junho de 2013.
Psicologia na área social
O que é a psicologia social?
A psicologia social é a área da psicologia que procura estudar a interação social, “é o estudo das manifestações comportamentais pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa da tal interação”¹. A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Para alguns estudiosos, a comparação entre a Psicologia Social e a Sociologia não é assim tão simples, pois ambas constituem campos independentes, que partem de ângulos teóricos diversos. Há, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a psicologia destaca o aspecto individual, a sociologia se atém à esfera social.
O que a Psicologia Social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social. Um postulado básico dessa disciplina é que as pessoas, por mais diversificadas que sejam, apresentam socialmente um comportamento distinto do que expressariam se estivessem isoladas, pois imersas na massa elas se encontram embutidas de uma mente coletiva. É esta instância que as leva a agir de uma forma diferente da que assumiriam individualmente.
(Ana Mêrcer Bahia Back, 1999)
¹- Aroldo Rodrigues, Psicologia Social.
Histórico
Em 1985, um cientista social francês Gustave Le Bom, apresentou, em seu grande trabalho sobre a psicologia das multidões, que é uma proposição básica para um entendimento sobre a psicologia social, sejam quais forem os indivíduos que compõem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu