Tubarão
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
1.
2.
3.
4.
5.
Os Produtos/Serviços
2. Fluxo de materiais
Classificação de Materiais
Conceito de Administração de Materiais (AM)
A Estrutura Organizacional da AM
Qualquer que seja o sistema de produção utilizado pela empresa por encomenda, em lotes ou produção continua o processo produtivo e sempre uma complicada transformação de matérias –primas e materiais em produtos acabados ou serviços prestados. O interior de uma empresa é invariavelmente o cenário de uma série de ações sobre os materiais que ingressam no processo produtivo para serem gradativamente transformados até resultarem em produtos finais ou em serviços prestados. Na longa jornada que atravessam dentro das empresas, os materiais passam por uma sequência de etapas, por uma série de máquina e equipamentos ao longo da seções produtivas até que finalmente chegam ao seu resultado final como produtos ou serviços.
1. OS PRODUTOS/SERVIÇOS
Verificamos no capítulo anterior que as empresas como sistemas abertos trabalham para produzir um determinado produto ou prestar um determinado serviço ao mercado. O produto produzido ou o serviço prestado constitui o resultado final de todas as operações da empresa. Assim, o produto ou serviço representam a principal saída ou resultado do sistema, conforme representamos na figura seguinte.
2
Entradas ou
Insumos
Empresa como um
Sistema Aberto
Recursos
Empresariais
Saídas ou
Resultados
Produtos ou
Serviços
A empresa como um sistema aberto.
Dentro dessa focalização, o produto ou serviço representam aquilo que a empresa sabe fazer a produzir. Vejamos a diferença entre produto e serviço.
a) Produtos
Geralmente são bens ou mercadorias. O produto é algo visível e tangível, que pode ser tocado, visto, ouvido ou degustado, por ser composto de materiais físicos e visíveis. Tem cores, tamanho e ocupam espaço. É o caso dos alimentos, dos eletrodomésticos, dos produtos de higiene, dos