Tubarao
Objetivo
Mostrar ao aluno um método colorimétrico usado para identificar a presença de proteínas em uma solução. O aluno também desenvolverá prática que permitirá a ele observar o que ocorre com proteínas quando elas são expostas a agentes degradantes.
Material
1. Identificação de proteínas
Solução biureto
Acetato 3 mol/L
Solução de proteína
Amido 1%
5 Pipetas 5 mL
1 Pêra
3 Tubos de ensaio
1 Estante para tubos de ensaio
2 Béqueres
2. Digestão
Abacaxi
Gelatina em pó
NaOH 0,5 mol/L
HCl 0,5 mol/L
5 tubos de ensaio
5 pipetas de 5 mL
Estante para tubos
Pêra
1 proveta (100 mL)
1 bastão de vidro
1 almofariz ou béquer
Procedimento
1. Identificação de proteínas Foi adicionado 2 mL de cada uma das soluções em tubos de ensaio, separadamente, com auxílio de pipeta e pêra; em seguida será adicionado 2 mL da solução de biureto a cada tubo de ensaio; e será observado o que acontece.
2. Digestão
Foram colocados alguns pedaços de abacaxi em um béquer e em seguida triturado com auxílio de um tubo de falcon em presença de água suficiente para recobrir os pedaços da fruta por cerca de 5 minutos; Depois foi filtrada a solução de abacaxi com auxilio de funil e papel de filtro para tubo de ensaio; em seguida dissolvido a gelatina incolor em água quente; e colocado 2 mL de gelatina nos cinco tubos de ensaio; no primeiro tubo, foi adicionado 2 mL de água e proteína; no segundo tubo foi adicionado 2 mL de HCl e proteína ; no terceiro tubo foi adicionado2 mL de NaOH e proteína; no quarto tubo foi adicionado 2 mL da solução de abacaxi; foi observado o que ocorreu em cada tubo de ensaio e anotado os resultados; guardar os tubos de ensaio em geladeira e observar após 24h.
Questões
Identificação de proteína
Porque a cor da solução tratada com biureto sofreu alteração?
Do que é formada a gelatina?
Qual o objetivo da