Eng. civil
Conceito e equação teórica: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica ,mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm.
Os fatores que influenciam na resistividade de um material são: * A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. * A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. * A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito. * A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.
Esses fatores que influenciam a resistividade de um condutor podem ser resumidos pela Segunda Lei de Ohm
sendo que: ρ é a resistividade elétrica do condutor(em ohm metros, Ωm);
R é a resistência elétrica do material(em ohms, Ω); * é o comprimento do condutor (medido em metros);
A é a área da seção do condutor (em metros quadrados, m²).
Essa relação vale apenas para materiais uniformes, com seções transversais também uniformes.
Procedimentos e equipamentos
Equipamentos ultilizados:
* Fonte de alimentação DC * Fio resistivo de diâmetro 0,12 mm * Amperímetro digital, ponta de prova com fios.
Procedimentos Experimentais: Utilizar o fio esticados sobre uma base isolante elétrica plana com escala em centímetros para mostrar a distancia da base ate o outro polo. Os resistores associados em série a cada fio permitirão o trabalho com baixas intensidades de corrente elétrica.
Montar um circuito elétrico mediante a utilização da Fonte de Tensão ajustada em corrente contínua, associando-se adequada e corretamente a fonte de alimentação e o Amperímetro. entre os terminais do fio e a intensidade de corrente elétrica através dele.
A fonte de