Tu és um português
Guião escrito por Neu Lopes
Baseado no Conto “TU ÉS UM PORTUGUÊS” de EILEEN BARBOSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©2011. É PROIBIDA A REPRODUÇÃO, EXECUÇÃO, EXIBIÇÃO, PUBLICAÇÃO OU VENDA DA OBRA OU PARTE DESTA SEM O CONSENTIMENTO E AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO AUTOR E DA AUTORA DA OBRA EM QUE FOI BASEADA. QUALQUER VIOLAÇÃO FICA SUJEITA ÀS SANÇÕES PREVISTAS NA LEI.
FADE IN:
EXT. TERRAÇO DE UMA CASA - DIA
Imagem em aproximação. Um corpo de mulher está estendido no terraço, em cima de uma cadeira grande. Ela está morta. Tem a cabeça voltada para cima e parece olhar para o céu. Tem a boca semiaberta. Seu corpo está coberto por um cobertor, com exceção da parte inferior das suas pernas até aos pés que estão descobertos. Está um dia de sol e o corpo jaz na sombra. Junto ao terraço, outro terraço de uma casa ao lado.
De repente aparece o PORTUGUÊS na porta da caixa da escada. Vê o corpo estendido e fica como que petrificado. Traz um casaco segurando-o por cima do ombro. Deixa-o cair. A partir das costas dele vê-se o corpo da mulher estendida. O Português fica a observá-lo atentamente. Tem um semblante pesado. Nota-se tristeza no rosto dele.
O olhar dele percorre o corpo inerte da mulher. O cobertor mexe-se com o vento.
Português está pensativo e seu rosto demonstra um olhar distante.
EXT. RUA DE LISBOA – DIA
O Português vai andando por entre pessoas na rua de Lisboa. Há carros que passam. Algum ruído entre carros e pessoas. Um carro BUZINA. De repente aparece um homem.
HOMEM
Um moeda pa tmá um cafê?
O Português ignora o desconhecido e continua a andar. O homem observa-o, continua a andar em sentido contrário e pede agora uma moeda a uma senhora.
O Português chega à porta do Café Lisboa. À entrada, duas mesas. Quatro homens conversam animadamente.
INT. CAFÉ LISBOA – DIA
O Português entra no Café Lisboa.
No interior do café algumas pessoas