NP2 Portugues Anota es de sala
Texto 1: “Ler e escrever: estratégias de produção textual”, de Ingedore KOCH
1) O texto é um evento sociocomunicativo, que ganha existência dentro de um processo interacional. Todo texto é resultado de uma coprodução entre interlocutores: o que distingue o texto escrito do falado é a forma como tal coprodução se realiza.
2) Texto escrito: a dialogicidade constitui-se numa relação ideal, em que o escritor leva em conta a perspectiva do leitor, ou seja, dialoga com determinado tipo de leitor, cujas respostas e reações ele prevê, tendo tempo de revisar o texto, buscando melhorá-lo.
3) Texto falado: emerge no próprio momento da interação. Não há rascunho. A interlocução é ativa.
4) A fala e a escrita são duas modalidades da língua. Cada uma delas possui características próprias, ou seja, a escrita não deve ser vista como uma mera transcrição da fala, mas ambas não devem ser vistas de forma estanque nem dicotômica. Os diversos tipos de práticas sociais de produção textual situam-se ao longo de um continuo tipológico, em cujas extremidades estariam, de um lado, a escrita formal e, de outro, a conversação espontânea.
5) Assim, num dos polos estaria a conversação face a cace, no outro a escrita de textos acadêmicos, por exemplo. Porém, neste contínuo tipológico, existem textos escritos que se situam mais próximos da fala como, por exemplo, bilhetes e textos publicitários, e textos falados que se situam mais próximos da escrita, como conferências e entrevistas formais.
6) Texto falado: não é caótico, desestruturado ou rudimentar. Ao contrário, ele tem uma estruturação que lhe é própria, ditada pelas circunstâncias de sua produção. Tem como características principais:
a) Planejamento e a verbalização ocorrem simultaneamente;
b) Fluxo discursivo apresenta descontinuidades frequentes;
c) Sintaxe caraterística, sem contudo deixar de lado a sintaxe geral da língua;
d) É dinâmica, uma vez que é processo (como se fosse um filme);
e) Atividade de coprodução discursiva;