TST INTOXICACAO POR MEDICAMENTOS
Introdução:
No Brasil, como na maioria dos países, os medicamentos se apresentam como o principal agente tóxico, respondendo por, aproximadamente, 28% dos casos de intoxicação humana registrados.
Os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, antiflamatórios são as classes de medicamentos que mais intoxicam em nosso pais.
Foram classificadas 44% como tentativas de suicídio e 40% como acidentes; sendo que 33% são crianças menores de 5 anos de idade e 19% adultos de 20 a 29 anos de idade.
Fonte: Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX
Como Acontece:
Em todos os casos, tais substâncias podem ser introduzidas de maneira absortiva, aspirada, injetada ou engolida, podendo levar o indivíduo à morte em casos mais graves. A ingestão de bebidas alcoólicas junto a determinadas substâncias também pode levar à intoxicação. Por isso, a importância dos PRIMEIROS SOCORROS é primordial em situações deste tipo:
Os principais alvos da intoxicação medicamentosa são as crianças, pois na maioria das vezes os medicamentos são comprimidos coloridos que chamam a atenção das crianças e tudo que é novo é levado para a boca, causando a intoxicação.
Nos adultos a intoxicação pode acontecer por engano ou por tentativa de suicídio.
Sintomas:
Os sinais e sintomas variam conforme o tipo de medicamento e a via de penetração.De um modo geral os sintomas mais frequentes são estes:
Náuseas e Vômitos
Dores abdominais intensas
Dificuldade para respirar Suor excessivo
Perda da consciência
Diarreia
Sensação de fraqueza
Sonolência
Palidez
Azia
Primeiros socorros:
Independente da causa é de extrema importância realizar os PRIMEIROS SOCORROS à vítima imediatamente e logo em seguida levá-la para a avaliação médica. Procedimentos relacionados abaixo:
Manter a vítima aquecida.
Observar o ritmo da respiração.
Levar a embalagem ou o nome do medicamento e informações, mesmo que aproximadas, sobre a quantidade ingerida