Tsp iv
“Albert Bandura (1977) postula que os seres humanos possuem capacidades mentais que interagem com o ambiente para influenciar o comportamento.”
De acordo com ‘João’ a capacidade dele se comunicar como mundo a sua volta infelizmente não foi desenvolvido por sua timidez crônica.
Um tímido crônico tem dificuldades em falar com estranhos, fazer amigos, tem uma autoimagem negativa, sente-se incapaz de vencer obstáculos ou passar por situações novas, tem medo de avaliação negativa e de parecer "bobo" diante dos outros, é inseguro e se preocupa excessivamente com as opiniões e julgamentos alheios. Além disso, muitas vezes é tomado por sentimentos de vergonha, tristeza e solidão.
Dentre as teorias que poderíamos chegar a uma conclusão mas específico sobre o caso seria a teoria Racional Emotiva Comportamental de Albert Ellis é uma Teoria Cognitiva, correspondendo a uma das Terapias Cognitivas mais bem sucedidas.
O Princípio do A – B – C:
A= Acontecimento
B= Crenças, auto-conceito, auto atribuições, suposições básicas
C= Conseqüências
No caso de João conseguiríamos aplicar estes princípios no consultório dentário que (A) seria o acontecimento da recepcionista querer saber sobre a sua última consulta, (B) seria ele pensar que a recepcionista achava ele um estúpido, burro... (C) causou-lhe sentimentos/pensamentos negativos sobre si mesmo como se achar idiota.
“Nossas crenças de que os fatos causam nossas emoções e comportamentos, geram impotência para mudarmos nossas vidas. Como não posso mudar os fatos reais, portanto minhas emoções e comportamentos estão determinados pelo mundo externo. Esta visão retira a possibilidade de transformação de nossas vidas. “
Segundo Beck, João teria dificuldades psicológicas se devem a pensamentos automáticos ( que surgem automaticamente sem qualquer esforço ou atenção), suposições