TRÊS OLHARES SOBRE A MUDANÇA LINGÜÍSTICA*
TRÊS OLHARES SOBRE A MUDANÇA LINGÜÍSTICA*
Jacqueline de Sousa Borges de Assis**
ABSTRACT: The linguistic change has been approach for several theoreticians since the XIX century. This work brings a parallel among the presupposed of three different currents from Linguistics of the XX century. Despite the abstract-procedural divergences, it is possible make evident that, if under some aspects, the Sociolinguistics compatibility with the Generative Grammar, under anothers it correlates with the concept of deriva of Sapir. The most clear variances among these theories didn’t prevent that general points might be brought afloat.
1. Introdução
O fato de as línguas mudarem com o passar do tempo tem sido analisado por vários teóricos sob diversas perspectivas, desde o século XIX, quando teve início a Lingüística Histórica e Comparada.
Com este artigo pretende-se estabelecer uma correlação entre conceitos e pressupostos teóricos de três correntes da Lingüística do século
XX que se propuseram estudar a mudança, quais sejam, o conceito de Deriva de Sapir, a Sociolingüística laboviana e a Gramática Gerativa, visando apontar similaridades e divergências quanto à forma de ver a mudança lingüística por diferentes perspectivas. Lançaremos, assim, três olhares sobre a Mudança Lingüística.
2. Breve incursão histórica
O século XX trouxe nova luz para os estudos lingüísticos para além dos históricos. A dicotomia apontada por Saussure no início do século XX entre sincronia e diacronia representou uma grande ruptura com o paradigma histórico-comparativista, ao destacar não só a possibilidade, mas a necessidade de se estudar os fatos lingüísticos sem qualquer correlação com sua história e com tudo que é exterior à língua. Ainda que essa dicotomia represente algo inusitado e de suma importância para a época, Saussure
* Este estudo é desenvolvimento de aspectos particulares de minha dissertação