ANÁLISE DO DISCURSO: HISTORICIDADE
2858 palavras
12 páginas
UM NOVO OLHAR SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS1 INTRODUÇÃO
A sala de aula é um espaço de diversidades linguísticas que precisa ser visto com um novo olhar: sem preconceitos, sem desvalorizar a linguagem espontânea do aluno e mostrando as variações linguísticas como forma de enriquecimento sociocultural. A escola deve proporcionar uma educação linguística de inclusão, conhecimento e valorização da diversidade étnica, sociocultural brasileira. É através dela que o sujeito constrói seu lugar na sociedade, incluindo-se ou sendo excluído (da sociedade).
Nessa perspectiva, esse artigo procurar mostrar as diversidades linguísticas em sala de aula de forma que os alunos possam compreender (estudando, identificando e descrevendo) as variações da língua como enriquecimento sociocultural e não como forma de preconceito ou de anedota. E para atingir esse objetivo propomos estudar essas variações em textos do gênero canção, entendo este como um gênero riquíssimo que possibilita trabalhar em sala de aula as diversidades da língua.
2 DESENVOLVIMENTO
Além de mostrar as variedades linguísticas como forma de enriquecimento sociocultural, pretende-se com esse artigo (que desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica) contribuir com um subsídio para as aulas de Língua Portuguesa, e para atingir o resultado buscamos na Sociolinguística suporte para estudar essas variações em textos do gênero canção.
2.1 SOCIOLINGUÍSTICA
De uma forma bem simplificada, podemos dizer que a Sociolinguística estuda a relação entre língua e sociedade.
Segundo Alkmim (2001, p. 28) "a sociolingüística é uma área que existe, dentro da lingüística, para tratar, especificamente, das relações entre linguagem e sociedade.”
Acrescentamos, de acordo com Pessoa (2009, p. 153-154): a Sociolinguística pesquisa seguimentos sociais que constroem e caracterizam a realidade e/ou o futuro linguístico de um povo, ao mesmo tempo em que busca compreender os fatores de variação