problemas ocasionados pela umidade na construção civil
Breno Reis Duarte
Fernando Henrique Barros Morais
PROBLEMAS OCASIONADOS PELA UMIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Imperatriz - MA
2014
_______________________________
Breno Reis Duarte
_______________________________
Fernando Henrique Barros Morais
PROBLEMAS OCASIONADOS PELA UMIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Projeto apresentado a Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa do Curso de Engenharia Civil da UniversidadeCEUMA, como requisito para obtenção da segunda nota do segundo bimestre.
Orientador(a): Alexandra Estrela
Imperatriz - MA
2014
Introdução
A palavra Umidade, segundo o dicionário Michaelis é “qualidade do que é ou está úmido, quantidade de líquido no organismo. Relento, orvalho, garoa”.
A umidade nas edificações representa um dos problemas mais difíceis de serem corrigidos dentro da construção civil. Essa dificuldade está relacionada à complexidade dos fenômenos envolvidos e à falta de estudos e pesquisas. Essa carência ainda é percebida hoje, mais de 20 anos após elaboração do trabalho do autor citado (PEREZ 1985).
Segundo PEREZ, 1985 os problemas de umidade quando surgem nas edificações, sempre trazem um grande desconforto e degradam a construção rapidamente, sendo as soluções caras. O aparecimento frequente de problemas ocasionados por umidade é decorrente de características construtivas adotadas pela arquitetura moderna assim como os novos materiais e sistemas construtivos empregados nas últimas décadas. Com o uso do concreto armado, as paredes passam a ter como função principal a de vedação, deixam de serem portantes, resultando assim em paredes mais esbeltas. Há também a utilização de pré-fabricados e de novos materiais que trouxeram consigo as juntas. Esse conjuntode materiais de diferentes tipos nas fachadas e coberturas apresenta o problema de desgaste diferencial, pois cada um tem uma durabilidade específica e deste modo o