Três aspectos fundamentais da matriz liberal
a) Que a formação deste pensamento, o liberalismo, não se apresenta ou defini-se de forma direta e objetiva. Estão ancorados nas interpretações e análise do homem, sociedade e seus convívios feitos por filósofos no período compreendido entre os séculos XVII e XVIII;
b) Outro ponto na formação da matriz liberal é o contrapeso os pensamentos filosóficos. Onde três deles suas linhas de pensamentos estão vinculadas ao direito natural, ou contrato social, um estado de guerra vinculado ao estado natural egoísta do homem. Já a quarta linda de pensamento se contrapõe, onde o homem não abandona o estado de natureza, mas sim a criação do Estado garante tais direitos;
c) Por terceiro posso citar que o pensamento filosófico liberal passa a sofrer intervenções em seus conceitos e prerrogativas, abrindo espaço para o surgimento do “estado democrático”.
2) Cite três características distintas de cada corrente de pensamento liberalista até aqui analisada.
Resposta: As três características são:
– Na teoria Liberal a sociedade vive sob o domínio do Estado, tendo a necessidade de segurança e proteção dos bens e da vida de cada um; e na teoria Marxista o Estado surgiu devido a autonomia da classe dominante sobre a classe dominada.
– A teoria Liberal se estrutura em oposição ao poder absoluto que era exercido pela monarquia e invoca o direito divino como única fonte de sua legitimidade; e a teoria Marxista se estrutura como crítica ao surgimento da sociedade burguesa e a ordem liberal.
– O pensamento Liberal tem como característica a abolição do pensamento Conservador e a Universalização dos Direitos; e o pensamento Marxista tem como característica a organização e conscientização das classes sociais e a compreensão do homem como ser social histórico.
3) Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?
Resposta:
No liberalismo, o contrato social é uma