gestão publica
1.1) Vou citar em primeiro lugar o mais importante fundamento da matriz liberal, não que o demais sejam menos importantes; De acordo com o pensamento liberal, todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais aos quais eles não podem, em hipótese alguma, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade.
1.2) Partindo do contexto que:- o Direito Natural constitui a única base legítima do Direito Civil; e que somente por meio da racional seria possível conhecer os direitos naturais para, com base neles, estabelecer os fundamentos de uma ordem política legítima:- É que racionalmente, as obras de Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau trataram extensamente do Direito Público e dos fundamentos e natureza do poder do Estado, estabelecendo, pela primeira vez na história, uma clara separação entre Estado e sociedade civil, entre esfera pública e esfera privada, que até nos dias atuais se constitui princípio básico do Estado de Direito.
1.3) A ideia de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, mas um artifício fundado em um contrato; o contrato social que funda a sociedade civil foi precedido por um estado de guerra (exceto para Locke) e um estado de natureza, no qual as relações humanas eram regidas pelo Direito Natural; que o Direito Natural constitui a única base legítima do Direito Civil; e X que somente por meio da razão seria possível conhecer os direitos naturais para, com base neles, estabelecer os fundamentos de uma ordem política legítima.
Na matriz liberal o domínio do Estado sobre sociedade funda-se em um contrato social tácito por meio do qual os cidadãos abririam mão de parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça. Para os liberais a vida em sociedade não é natural, ela nasce pela necessidade de se superar um hipotético estado de guerra generalizada de todos contra todos, situação de extrema insegurança. Essa vida em