Tecnologia da informaçao
Em suas telas ele retrata as cores e os costumes do brasil, com especial destaque para o regime escravocrata do pais.
Nas obras de Debret , através de desenhos ilustrados ele mostrava a pobreza e a riqueza, nas primeiras décadas do século XIX. Mostrando Reis, Rainhas, luxo, poder, excesso de autoridade, entre outros. Como mostra a ilustração baixo:
Nessa época as pessoa brancas tinham comando de tudo, principalmente da riqueza, por isso, mantinham escravos sobre o seu poder. O luxo era indescritível entre essas pessoas, era muito visível a diferença social, tudo era com muita fartura, dinheiro, comida o luxo em si era grande a diferença de poder.
As imagens criadas por Debret por tanto, não são voltadas apenas para o registro de uma vida pretérita, mas também para o futuro, e também para o desenvolvimento de outras artes. Nas obras antes e depois existe a dor, a brutalidade uma ordem social escravista. Ali, há a violência do abandono, a desolação, mas também o retardamento da dor, o sossego do presente, única propriedade dos escravos condenado a uma existência cujas ações são sempre não livres.
Na imagem acima mostra mais ainda a diferença social, uns com muito e outros com quase nada, esta ilustrada na figura uma mesa farta de comida, e os escravos a seu dispor, crianças desnuda esperando por comoção para ganhar algum alimento.
http://leioomundoassim.blogspot.com.br/2007/12/jean-baptiste-debret-e-rugendas.html.
http:// www.dezenovevinte.net/artistas/debret_02.htm.