resenha Jean Piaget e Vygotsky
Epistemologia genética Jean Piaget.
A psicologia concreta de vigotski:
Implicações para educação.
Alunoª: Christiane Cabral Ferreira
Professora: Rosemeire Ziliani
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo a aquisição de conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.
Piaget enxergava que o desenvolvimento cognitivo de uma criança é uma evolução gradativa, em suas pesquisas do aprendizado é um processo gradual no qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma sequencia lógica.
A natureza e a caracterização do modo de pensar da inteligência muda com o tempo, sendo que as operações (ações que ocorrem na imaginação) intelectuais caminham para o raciocínio lógico, o pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive.
Piaget com sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma serie de mudanças ordenadas e previsíveis as quais denomina estágios e período do desenvolvimento. Para Piaget estes estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do individuo interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação ocorrendo assim modificações progressivas.
Piaget mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo e o pensamento e o aprendizado é gradual e para descrevê-lo elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágios, cujo o ponto de partida é posição egocêntrica ou seja que a criança não distingue a existência de um mundo externo separando de si próprio , na linguagem o egocentrismo corresponde ao período que a criança não vê necessidade de explicar aquilo que se vê por ter certeza de estar sendo entendida ou quando atribui seus próprios desejos e características a