Estudo de Fluxo de Caixa e Capital de Giro
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Estudo de Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Engenharia Econômica
Adilson Gomes de Oliveira
Joinville - SC
2013
1. Definição de fluxo de caixa
Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Conforme Zdanowicz (1992) O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. O fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza da mesma e o que gera o lucro.
Ou seja, o fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento.
Os métodos utilizados para elaboração da demonstração dos fluxos de caixa são o método direto e indireto. O Método Direito consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas. A vantagem deste método é que permite gerar as informações com base em critérios técnicas, eliminando, assim, qualquer interferência da legislação fiscal. É aquele em que as informações para composição de fluxo de caixa obtidas diretamente dos registros das operações da empresa. O Método Indireto é o método em que as empresas ao decidirem não mostrar os recebimentos e pagamentos operacionais deverão relatar a mesma importância de fluxo de caixa líquido das atividades operacionais indiretamente, ajustando o lucro líquido para