Fluxo
O QUE SÃO INVESTIMENTOS ?
De um modo geral podemos caracterizar um investimento como sendo um sacrifício que fazemos hoje para que possamos obter uma série de benefícios no futuro. Os conceitos de sacrifício e benefícios futuros estão associados aos fluxos de caixa necessários e gerados pelo investimento. Então de uma maneira geral, podemos dizer que a análise de investimentos consiste, basicamente, em uma análise da projeção de fluxos de caixa.
Do ponto de vista da decisão financeira empresarial, os investimentos podem ser de duas naturezas distintas: Investimento Financeiro propriamente dito ( compras de títulos e valores mobiliários, que são caracterizados por uma maior liquidez e pela possibilidade de obtenção de informações relevantes nos mercados de capitais ou financeiros ) ou Investimento de Capital ( nesta categoria estão os gastos corporativos mais vultosos, como a aquisição de novas máquinas, a reforma de uma planta industrial, a abertura de uma nova filial, etc.). A perspectiva de investimento de capital chamaremos de Projeto de Investimento.
O processo de avaliação de projetos de investimentos envolve dois subsídios fundamentais:
I- A estimativa de fluxos de caixa futuros : com base nos ativos operacionais necessários ao investimento são estimados os fluxos de caixa,dentro do período de análise ou horizonte de projeção. Os fluxos são estimados com base no conceito de incremento ( apenas valores associados às variações decorrentes do novo investimento são modelados) das operações ( apenas valores associados às operações do investimento são analisados, o que exclui o pagamento e o eventual benefício fiscal do pagamento de juros e demais desembolsos com despesas financeira) e analisados em sua forma líquida – excluídos os gastos com Imposto de Renda.
II- A estimativa do custo de capital: se os ativos operacionais são capazes de gerar fluxos estimados, os passivos são