formação de preço de vendas
UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DO ADMINISTRADOR NO CONTROLE DO FLUXO DE CAIXA DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Sidelli
ADMINISTRAÇÃO
São Paulo 2013
Liliane Rodrigues
Roque Leal
Sara de Godoi
Joaquim José
UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DO ADMINISTRADOR NO CONTROLE DO FLUXO DE CAIXA DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Sidelli
ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado ao CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO para obtenção de nota na matéria de Projeto Interdisciplinar, sob a orientação do Professor Antonio Fernando Guimarães.
São Paulo 2013
RESUMO
No cenário atual as Micros e Pequenas Empresas no Brasil são representadas por cerca de 37 milhões de empreendedores, dentre elas registram-se as empresas familiares, que são significante para incrementar o PIB (Produto Interno Bruto) do país. A competitividade entre essas empresas tem aumentado consideravelmente, em buscar de obter resultado em produtos com qualidade e preços cada vez menores.
No setor alimentício não é diferente. Novos cardápios são lançados, com sabores diferenciados e preços acessíveis a todos os tipos de consumidor. Para que as empresas deste setor obtenham os retornos desejados, cabe ao gestor gerenciar o fluxo de caixa de maneira eficiente, relacionado a uma administração estratégica para solucionar os eventuais problemas que poderão surgir, além de realizar o controle dos custos e despesas, detalhando processos e produtos internos. Uma gestão financeira aplicada de maneira inadequada contribui para o elevado índice de mortalidade dessas empresas.
Com base nestas ideias, o presente artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso, com uma análise na gestão do fluxo de caixa de uma empresa no setor alimentício, uma pizzaria. Para este estudo, foram analisados a contabilização dos custos, despesas, estoques e a gestão do fluxo de caixa.