origem da bussola
A invenção da bússola teve um papel extremamente importante na história da humanidade, ela possibilitou a exploração de um mundo completamente novo. Pode-se dizer que tudo começou com a descoberta da agulha magnética que por fim era atraída para a direção dos pólos da Terra.
Com a invenção da bússola o homem deu então início às grandes navegações, possibilitando assim o descobrimento de outros países e continentes que até então eram totalmente desconhecidos dando início à era dos descobrimentos que enriqueceram a Europa e que mais tarde alimentou a Revolução Industrial. Inventada na China, a bússola permitiu a iteração entre culturas de mundos antes isolados.
A bússola exerceu um papel extremamente importante no mundo na época das grandes navegações e atualmente esse papel se repete, vivemos em um mundo tecnológico onde GPS foram criados e outras tecnologias que ajudam na localização e tais tecnologias foram criadas graças à base da bússola.
2. Origem da bússola
A bússola teve como lugar de origem a China, por volta do século I a.C. A população chinesa foi a primeira a descobrir as propriedades da magnetite, um mineral magnético, para encontrar os pontos cardeais. Na cultura chinesa o norte exercia extrema importância e por isso nos palácios o imperador sempre se encontrava sentado no trono ao norte e olhando para o sul. A primeira bússola chinesa era conhecida como Si Nan e era composta basicamente por um prato que representava a terra e onde existia também uma colher de magnetite pousada no centro que indicava o sul.
Por volta do ano 850 a bússola foi utilizada na navegação e logo chegou a Europa e outras partes do mundo. Acredita-se que através de comerciantes chineses que passaram por todo o percurso Médio oriente e Europa a bússola enfim se espalhou entre astrônomos e cartógrafos de todo o mundo. Chegado o sérculo XIII, a bússola enfim chegou ao seu auge e já era amplamente conhecida e utilizada em todo o continente europeu.