Formação do preço de venda
Introdução
As organizações têm buscado cada vez mais o conhecimento da contabilidade de custos para tornar se cada vez mais atraentes, respondendo de forma positiva às várias mudanças ocorridas tanto no âmbito interno quanto externo de sua organização, e assim tendo um controle constante de seus gastos para se manterem no mercado que está cada vez mais competitivo.
O trabalho apresentado a seguir tem por objetivo mostrar a importância do mapeamento dos custos variáveis e fixos na formação dos custos e do preço, na correta mensuração dos impostos, quanto a sua natureza, como o cumulativo e o não cumulativo, principais métodos utilizados na precificação, conceito de mark-up, referente a taxa de marcação, explicitando através de exemplos de livros e de uma entrevista realizada em uma empresa.
O trabalho está estruturado da seguinte forma:
Capítulo 1: Neste capítulo conceituaremos o que é o preço de venda.
Capítulo 2:Neste capítulo apresentaremos as principais abordagens utilizadas nas empresas, e o conceito de cada método.
Capítulo 3:Neste capítulo conceituaremos o que é o mark-up, e explicaremos passo a passo como se obtém o mark-up divisor e multiplicador.
Capítulo 4:Neste capítulo explicaremos sobre a importância da correta mensuração dos impostos sobre o custo, e tem por objetivo deixar claro a diferença entre os impostos cumulativos e não cumulativos.
Capítulo 5: Neste capítulo apresentaremos um exemplo prático abordando os conceitos explicitados anteriormente.
Capítulo 6: Neste capítulo apresentaremos uma entrevista realizada em uma empresa quanto a formação de preços.
Formação do preço de venda
Conceito do preço de venda
Segundo Rodney Wernke, no livro Gestão de Custos, preço é a expressão do valor de troca que se oferece por alguma coisa que satisfaça uma necessidade ou desejo, porém toda a empresa deve saber o preço de venda orientativo, ou seja, o preço mínimo pelo qual