Formação do preço de venda
Conceito
O Sebrae define, em seu site, o preço de venda da seguinte maneira:
“Preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários e pró-labore), além de permitir a obtenção de um lucro líquido adequado”.
Toda empresa, seja de qualquer ramo de atuação, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.
Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação:
Custos fixos + Custos variáveis + Margem de Lucro = Preço de Venda. ouPV(Preço de Venda) = _____Custo x (100 + % Lucro + % Desp.Indiretas)_______ 100 – (soma de alíquotas %s de impostos, comissão, desc.)Custos
Os custos podem ser classificados como custos fixos e variáveis.
A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc. Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.
- Custos fixos
Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância
- Custos Variáveis
Classificamos como custos ou despesas variáveis