Matriz liberal
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES
Heliana Mara Souza Fonseca
Módulo 1 – Estado, Governo e Mercado
Vitória
2012
Heliana Mara Souza Fonseca
Módulo 1 – Estado, Governo e Mercado
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde do Núcleo de Educação e Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo, MÓDULO I, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde Professor: Rita de Cássia Duarte Lima Tutor Presencial: Rosângela Simonelli Gavi
VITÓRIA
2012
Desenvolvimento das atividades
Atividade I
Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema Estado, Governo e Mercado – Maximillian Carl Emil Weber, Barão de Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith.
Maximillian Carl Emil Weber
Max Weber, propõe discutir a vocação política através do Estado. Este Estado é definido através do seu meio de existência, que é o poder de coerção. Caso a “violência” não estivesse presente, não existiria também o Estado. A política será então um conjunto de esforços visando à participação do poder ou à influência na divisão desse poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado. Surge então a sua famosa definição “o Estado é um grupo político que reivindicou para si e obteve o monopólio legítimo do uso da força física dentro de um determinado território”.
Contudo, apesar do poder coercitivo do Estado, ele é antes de tudo , uma relação de dominação de um homem sobre outro homem. Essa dominação é legitimada através de três ideias puras: 1) um homem admite ser dominado pelo outro devido à tradição e costumes; 2) carisma do dominador, ou seja, características como devoção e confiança nesta pessoa; 3) a legitimidade , que é fundada na ideia de crença na validez de um estatuto legal, como exemplo, a eleição.
A dominação depende de um estado-maior