Trânsito e Transporte Coletivo Urbano
Trânsito
Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais de tração. No Brasil, as regras de trânsito são normatizadas por uma lei federal, o CTB - Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997.
Organização
Alguns países têm leis de trânsito muito detalhadas e complexas enquanto outros confiam no bom senso dos motoristas e na boa vontade deles em cooperar. As regras básicas de trânsito são definidas por um tratado internacional sob as Nações Unidas, a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, de 1988. O Brasil se tornou adepto da Convenção de Viena em 10 de dezembro de 1990 pelo Decreto n.º 85.117, com apenas algumas mudanças.
Limites de velocidade
Os limites de velocidades dependem de vários aspectos, como visibilidade, aderência e compensação de inclinação das curvas.Para que sejam respeitados, em alguns lugares é comum que a polícia patrulhe as ruas e use equipamentos especiais como o radar móvel, para medir a velocidade dos veículos, já em outros existem dispositivos computadorizados que detectam automaticamente a velocidade dos veículos.
Transporte Coletivo Urbano
Transporte público ou transporte coletivo designa um meio de transporte no qual os passageiros são servidos por terceiros. Os serviços de transporte público podem ser fornecidos tanto por empresas públicas como privadas.A maioria das áreas urbanas de médio e grande porte possui algum tipo de transporte público urbano. O seu fornecimento é geralmente de responsabilidade municipal, embora o município possa conceder certas licenças necessárias.
O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. Idealmente devem constituir o meio de locomoção primário em uma cidade, garantindo o direito de ir e vir de seus cidadãos. Além disso, ao utilizar o transporte público o cidadão contribui para uma menor poluição do ar e sonora e também no consumo de combustíveis.
Evolução
Em